Licença do blog

Licença Creative Commons
Este blog de Cláudio Alfonso, foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada. Não é obrigatório mas agradeço se publicar algo daqui e citar a fonte.

domingo, março 24

Analise acerca do I encontro de software livre de Castanhal

Olá amigos!
Publico agora algumas reflexões sobre o I Encontro de Software Livre de Castanhal. Foi um evento muito importante, se não o mais importante evento local de software livre desse ano, esse destaque se deve não aos palestrantes em si, ou aos organizadores mas ao simples fato de se tratar de um evento que levou para os estudantes do ensino médio e superior PÚBLICO o debate sobre o software livre e apresentou também alguns de seus projetos.

Muitos estudantes tiveram aqui seu primeiro contato com as 4 liberdades que permeiam a ideologia do software livre e se deram conta da grande relevância para o seu futuro pessoal e profissional desse novo mundo. Em verdade isso se dá não só ao nível pessoal dos alunos, mas também em nível mais amplo para a sociedade amazônida, visto que o próprio evento se revestiu do carater de despertar as pessoas para um projeto novo de desenvolvimento para nossa região, sim! Transformar nossa Amazônia num polo de tecnologia para muito além do engodo das zonas francas!

São três os aspectos que gostaria de ressaltar aqui:
  • Levar aos alunos da escola pública o debate sobre tecnologia
  • Levantar a bandeira da construção de um polo de tecnologia amazônida
  • Tudo isso tendo como base o software livre e sua ideologia

Ficou muito triste quando olho para nossa Belém e vejo comunidades que não se preocupam com esses pontos e em contrapartida vemos o interior do Pará brotando diversas outras comunidades e iniciativas que abraçam esses valores. Se as comunidades daqui de Belém não despertarem para essa realidade perderão a relevância nesse processo.

O evento foi tão bom! teve tanta participação de alunos, professores, comunidade e palestrantes que já se levantam proposta de realizar outras CARAVANAS como essa por outras cidades do interior do nosso estado, principalmente na minha querida Bragança e região.

Quero deixar aqui minha disposição em participar delas e meu profundo agradecimento pelo convite e aos organizadores do I Encontro de Software Livre de Castanhal.

Nome: Edson Leandro de Araújo Silva
e-mail: edsonlead@gmail.com

Nome: Raimundo das Graças Lima Xavier
e-mail: xavier.raimundo@gmail.com

Nome: Danileno Meirelles
e-mail: lenomeireles@gmail.com

Nome: José Alcimar Santos
e-mail: jocimars@yahoo.com

Nome: Ericson Sarmento
e-mail: ericsonsarmento@gmail.com

Nome: Alexandre Melo
email: alexmmelo@gmail.com

Nome: Fátima Conti
e-mail: fconti@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigos,
Podem comentar as matérias a vontade mas sejam civilizados! :)