Licença do blog

Licença Creative Commons
Este blog de Cláudio Alfonso, foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada. Não é obrigatório mas agradeço se publicar algo daqui e citar a fonte.

domingo, fevereiro 24

ORMTangoDown! E agora?

Olá amigos.

Algumas reflexões sobre a invasão ao portal da ORM ontem e que ainda hoje, e por algum tempo no futuro serão discutidos.

1. ORM foi invadida, qual a extensão disso? dados foram roubados? da empresa? dos usuários do portal? Senhas? Enfim trata-se agora da empresa se pronunciar acerca dos fatos que ocorreram ontem e que já passadas mais de 24 horas não tiveram nenhuma pronuncia oficial.

2. Qual deve ser a postura da empresa numa hora como essa? o que deveriamos ou poderiamos fazer num caso complicado como esse?

Ficam aqui estas perguntas, questionamentos que serão feitos várias e várias vezes por pessoas, profissionais, professores e curiosos em geral tanto da área como leigos e que vão ser tão importantes como os fatos de ontem.

Com certeza um dos primeiros movimentos depois de reparar os danos superficiais seria verificar a sua totalidade, até onde conseguiram ir e buscar esclarecer a sociedade sobre os eventos, outro passo seria um maior investimento em segurança, apostando fortemente em software livre e por último, eu buscaria institucionalizar esse movimento, trazer para perto e abrir espaço para debate e colaboração, é isso que grande empresas e até governos tem feito em alguns casos. Entretanto verificar se todos esses passos se aplicam somente tendo todos os dados em mãos.

Um comentário:

  1. E agora? Nunca passei por algo dessa magnitude, mas voltaria ao trabalho, procuraria erros no sistemas e iria em cima dos motivos do ataque junto a diretoria. =)

    ResponderExcluir

Olá amigos,
Podem comentar as matérias a vontade mas sejam civilizados! :)