Licença do blog

Licença Creative Commons
Este blog de Cláudio Alfonso, foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada. Não é obrigatório mas agradeço se publicar algo daqui e citar a fonte.

sábado, janeiro 26

Mapa Social de Belém

Olá amigos

Vamos falar de uma ideia que tive assistindo uma conferência online sobre Mapas Colaborativos, essa ideia trata sobre a criação de um mapa social da cidade de Belém, tal mapa traria dados importantes sobre nossa cidade separados por áreas, sendo saúde, segurança, educação, cultura, etc. 

Em princípio os dados seriam cadastrados através de um sistema de gerência de informações baseado no Joomla e personalizado com Seblod, inicialmente utilizando a API do Google Maps mas procurando  adicionado a API do Open Street Maps como forma de montar um mapa da cidade de Belém e exibir nele as informações organizadas em áreas. A alimentação dessas informações se daria através de uma equipe mas passaria mais tarde a ter alimentação dos próprios usuários ou de grupos de usuários que poderiam acessar e inserir informações inclusive via celular/tablet.

Outro recurso que desejo adicionar é a criação de arquivos no formato KML e ARML possibilitando o envio desses dados para outras pessoas e aplicativos como por exemplo o apĺicativo de Realidade Aumentada WIKITUDE.

Como esta a ideia? Bom já tenho o sistema de cadastros pronto falta integrar as referidas APIs e criar a exportação dos dados nos formatos KML e ARML, além de criar o "mundo" para o aplicativo wikitude, pretendo conseguir criar todos esses recursos ao longo do primeiro semestre deste ano para em seguida disponibilizar uma primeira versão online do sistema todo, claro ainda com recursos limitados de uso.

A versão inicial teria como bases: Equipe de alimentação do sistema própria, uso do API do Google Maps, exportação dos dados no formato KML e ARML e camada de Realidade Aumentada no Wikitude. Até o final do ano seria um prazo adequado para terminarmos os projeto todo com todos os recursos previstos.

Quer ajudar? acha válida a ideia? entre em contato: joomlapaidegua@gmail.com

Um comentário:

  1. Idéia bacana. Ouvi a entrevista na cultura. Já curti no face.
    Abçs,
    Salette

    ResponderExcluir

Olá amigos,
Podem comentar as matérias a vontade mas sejam civilizados! :)